Carroças puxadas por bois funcionam como ambulâncias dos hospitais do Cuando Cubango
Os pacientes graves evacuados do hospital municipal de Nancova para o Hospital Geral da província, em Menongue, cerca de 340 km de distância, são transportados em carroças puxadas por bois, outras vezes vão por cima de camiões que transportam mercadorias de comerciantes.

Ainda sobre as situações deploráveis com que os funcionários vivem, de acordo Adriano Jungo, garantiu que as refeições para os funcionários e pacientes são confeccionadas à lenha, o que deixa os alimentos com cheiro a fumo.

Um outro problema vivido naquela unidade sanitária tem a ver com a falta de água. Os familiares dos pacientes internados acarretam água a partir do Cuito Cuanavale para o hospital porque a instituição não tem água corrente.

Quanto a assistência médica, Adriano Jungo, garante que a unidade hospitalar funciona actualmente com 56 camas e presta serviços de Medicina Geral, Programa Alargado de Vacinação (PAV) e Maternidade, garantidos por 14 enfermeiros e uma médica cubana.

O laboratório e o bloco operatório não funcionam por falta de técnicos. As consultas são feitas sem nenhum diagnóstico laboratorial. Cerca de 50 pacientes são atendidos diariamente, registando-se frequentemente doenças respiratórias agudas, malária, sarampo, doenças diarreicas e respiratórias agudas, anemia, sarampo e paludismo.

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
1
   
0