BPC tirado do mapa: Reformados podem escolher outro banco para receber as suas pensões
Os pensionistas da Segurança Social poderão receber, já a partir deste mês, as suas pensões através dos bancos comerciais de sua preferência ou através do sistema de pagamento automático.

Numa primeira fase, o processo começa com os pensionistas que completarem idade nos meses de Janeiro e Fevereiro, de acordo com o director-geral do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Anselmo Monteiro.

Conforme o responsável,  os outros pensionistas vão poder faze-lo de forma sequencial.

A medida surge na sequência de uma deliberação do Banco Nacional de Angola, feita em 2020, que põe assim termo ao monopólio do Banco de Poupança e Crédito (PBC).

Segundo Anselmo Monteiro, após a confirmação do IBAN ou da nova coordenada bancária, os pensionistas passam a receber as pensões no mês a seguir.

Anselmo Monteiro esclareceu que após a confirmação do IBAN ou da nova coordenada bancária, os pensionistas passam a receber as suas pensões no mês a seguir.

“As alterações de da conta serão efectuadas apenas presencialmente, nas agências de atendimento, durante o processo da prova de vida”, disse, alertando, no entanto, os pensionistas que têm compromisso ou dívida com o Banco de Poupança e Crédito (BPC) não vão poder fazer a mudança do IBAN, sem antes resolver essa situação.

Os pensionistas, adiantou, devem apresentar-se nas agências do INSS com o Bilhete de Identidade e o comprovativo do banco com o novo número da coordenada bancária.

Para acelerar o processo, as agências do INSS, vão passar a estar abertas aos sábados, sendo das 08H às 12horas.

Anselmo Monteiro destacou que a nova dinâmica faz parte do acordo entre o Banco Nacional de Angola (BNA) e o INSS, no âmbito da adesão ao Sistema de Pagamento Automático (SPA), que tem como objectivo estabelecer as condições para a prestação e disponibilização de canais e meios de pagamentos automáticos, de modo a conferir ganhos significativos para o Sistema de Protecção Social Obrigatória.

“Fizemos o lançamento da campanha, que visa a simplificação por via do acordo que tivemos para que de forma clara o INSS passa a ser um banco virtual. Onde as operações bancárias serão executadas pela própria instituição e teremos a oportunidade de diversificar o fluxo financeiro para os demais bancos comerciais”, garantiu.

Anselmo Monteiro assegurou que a actualização dos dados bancários dos pensionistas vai melhorar a qualidade de vida, a simplificação do processo e procedimento, bem como a redução da distância e dar oportunidade àqueles que pretendem mudar o domicílio bancário.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0