BNA reduz taxa de juros para 17% na luta de manter os preços mais baixos
Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA), após reunião nesta terça-feira, 21, decidiu reduzir a Taxa BNA.

A taxa básica de juro, de 18 para 17%, a mesma proporção em que se baixou  a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez (18 para 17%), ao passo que a taxa de juro de facilidade permanente de absorção de liquidez saiu dos 14 para 13,5%.

A decisão é justificada, pelo governador do BNA, José de Lima Massano, com o objectivo de continuar a assegurar a estabilidade de preços na economia e garantir o curso de redução da inflação.

O CPM também ajustou o período temporal de cumprimento das reservas obrigatórias pelos bancos comerciais, passando da actual base diária para uma média de cumprimento quinzenal. No entanto, os quocientes em moeda nacional e estrangeira em 22 e 17%, respectivamente, mantêm-se inalterados. Assim como se conserva a previsão de crescimento de 3,3% do PIB o Produto Interno Bruto (PIB) e da colocação da inflação entre os 9 e os 11%. 

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0