Aviso 9 do BNA não exclui financiamento à auto construção
Com a entrada em vigor do Aviso n.º 9, que disponibiliza 58 mil milhões Kz para financiamentos à habitação, os bancos comerciais impõem condições para evitar o malparado, mas alguns clientes dizem estar a condicionar o acesso a este crédito apontado como "salvador" do sector imobiliário.

O crédito habitacional ao abrigo do Aviso 9/2022 do BNA, que já vigora, não clarifica a possibilidade deste programa contemplar também a auto construção, apesar de definir que as habitações contempladas por este financiamento sejam apenas as construídas a partir de 2012.

Segundo especialistas, o documento é omisso quanto à possibilidade de o cidadão recorrer à banca para a construção da casa própria. "Este documento não clarifica esta situação. Não diz de forma clara que determinado cidadão que tenha um terreno e que pretenda recorrer a este financiamento para a construção da sua habitação, o possa ou não fazer", disse ao Expansão um quadro sénior da banca questionado sobre a situação.

Para a fonte, esta questão é pontual já que o documento do BNA dá a possibilidade de os cidadãos adquirirem habitação a construtores que recorrem a esta linha de crédito, inclusive habitações inacabadas. "Sabe que este financiamento também contempla os construtores a quem os cidadãos podem recorrer à luz deste crédito. Mas sinceramente não sei se a auto-construção pode ser financiada", disse.

No entanto, fonte da Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola (APIMA), disse ao Expansão que a auto construção não está contemplada pelo aviso do BNA. " Pelo que me informaram este crédito à habitação não abrange a auto-construção. Mas penso que serão os bancos a decidir", disse.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0