Aumentam casos de  VIH/Sida no Huambo
Segundo o supervisor do Programa de Luta Contra a Sida na província do Huambo, Euclides Chipalavela, três em cada 100 habitantes da província do Huambo, vivem com sida. Caála e Bailundo são os municípios mais afectados.

Entre as vítimas existe um número considerado de crianças, por consequência de muitas mulheres grávidas furtarem-se em realizar testes de sida durante a gestação, optando por realizar partos caseiros.

“Muitas mulheres em estado de gestação furtam-se em realizar testes voluntários de Sida e, como consequência, acabam por contaminar os seus bebés, facto que facilmente podia ser evitado”, frisou Euclides Chipalavela. 

O supervisor do Programa de Luta contra a Sida, salientou ainda a importância das autoridades sanitárias da província do Huambo redobrarem esforços, no sentido de se aumentarem as acções preventivas na luta contra esta pandemia.

“Gostava de aconselhar, sobretudo a juventude, que do ponto de vista estatístico é a camada mais afectada, que tivesse em conta a existência do HIV/Sida como algo factual e dotar-se de todas as medidas preventivas e necessárias para evitar a contaminação”, acrescentou.

Fonte: JA

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
2
   
0
   
1
   
1
   
8