Astronauta americano aguarda boleia da nave russa para voltar a Terra
Numa altura em que a guerra da Ucrânia divide as potências, norte-americano aguarda a nave russa para regressar à Terra.

Astronauta da NASA Mark Vande Hei, actualmente estacionado a bordo da Estação Espacial Internacional, tem programado regressar à Terra numa nave espacial russa Soyuz. Isto representa uma situação incómoda, dada a situação extraordinariamente tensa entre a Rússia e os Estados Unidos, que se está a desenvolver a cada hora que passa.

A comunidade espacial internacional tem vindo a distanciar-se activamente da Rússia após a invasão da Ucrânia pelo país. O resultado tem sido uma crescente crise humanitária de proporções devastadoras. Mas durante muitos anos, os foguetes Soyuz da Rússia foram de facto a forma de enviar astronautas de e para a ISS, especialmente desde que a NASA retirou o vaivém espacial em 2011.

Isso começou a mudar nos últimos anos, com o programa de vaivém da tripulação do SpaceX Dragon permitindo à NASA enviar os astronautas directamente para a estação novamente. Mas Vande Hei chegou à estação num Soyuz no ano passado, o que significa que ele será também a sua viagem de regresso a casa. 

REAÇÕES

0
   
1
   
1
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   

Comentários