Antigo analista secreto denuncia abusos na Google e Facebook
O antigo analista de sistema dos serviços secretos nos Estados Unidos, Edward Snouden, denunciou durante um encontro sobre tecnologia, em Portugal, que a Google e o Facebook, têm recolhido os dados dos utilizares de forma abusiva.

Publicidade

Publicidade

Edward Snowden foi a estrela na abertura desta edição da Web Summit. O antigo analista de sistemas dos serviços secretos americanos, agora exilado na Rússia, continua a denunciar os esquemas de espionagem e garante que as grandes empresas tecnológicas recolhem, todos os dias, dados sobre os cidadãos, de forma abusiva.

"Sim, estas pessoas estão a praticar um abuso, sobretudo se olharmos para o Google, a Amazon ou o Facebook. Mas o próprio modelo de negócios deles é um abuso. No entanto, tudo isso, segundo eles, é feito de forma legal", disse o denunciador.

Snowden considera a nova legislação europeia sobre a proteção de dados - GDPR um bom primeiro passo para proteger a privacidade dos cidadãos. Mas diz também que parte de um pressuposto errado.

“O problema não é a protecção de dados, o problema é a recolha de dados. Regular a protecção e dados supõe, em primeiro lugar, que a recolha desses dados foi apropriada, não representa uma ameaça ou um perigo. Que não há problema em espiar toda a gente, todo o tempo, seja os clientes de uma empresa ou os cidadãos de um país, desde que não haja fugas", acrescentou Snowden.

A Web Summit decorre até ao dia 7 e é a nona edição e quarta consecutiva a ter como palco a capital portuguesa. Um encontro onde se fala de tecnologia, mas também de política, até porque as duas coisas estão cada vez mais ligadas. Pelos palcos da Altice Arena e da FIL vão passar nomes como o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair ou os presidentes da Huawei e da Wikipédia.

Fonte: Euronews

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0