Angolanos movimentam 16 mil milhões por via electrónica
São cerca de 16 mil milhões Kz, sendo que 6,8 mil milhões kz referem-se a operações nas caixas automáticas, 4,8 mil milhões no serviço Multicaixa Express e 4,3 milhões nos terminais automáticos de pagamento.

O maior crescimento registou-se no serviço Multicaixa Express, que já vale mais de 30% do total, tendo sido feitas 338 milhões de operações, correspondendo a um movimento de 4,9 mil milhões de kwanzas no ano 2021. Nas caixas automáticas, vulgo Multicaixas, foram realizadas no ano transacto, 373 milhões de operações movimentando mais de 6,8 mil milhões de kwanzas, sendo que nos terminais de pagamentos automático (TPA) realizaram-se 308 milhões de operações que correspondem a movimentos de 4,3 mil milhões de kwanzas.

A rede Multicaixa tem hoje cerca de 3 200 caixas automáticas, ainda abaixo daquilo que são as necessidades do mercado, e mais de 140 mil terminais de pagamento automático, distribuídos por todo o território nacional. Agrega também mais de 500 mil utentes do canal MCX Express e assume o compromisso de manter o crescimento da rede para atingir a total desmaterialização dos pagamentos.

Realça também que a aceitação e confiança na rede Multicaixa traduziu-se no seu crescimento e com isso a oferta de serviços modernos e inovadores, disponibilizando inúmeras funcionalidades como levantamentos de numerário, transferências bancárias, pagamentos de serviço, pagamentos ao Estado e outros pagamentos como a conta de consumo de água e de energia eléctrica, com um registo de mais de 90 milhões de operações por mês.

REAÇÕES

0
   
0
   
1
   
0
   
1
   
0
   
0
   
1