Angolanos ligados ao Estado Islâmico estão detidos
O Ministério Público de Angola acusa seis jovens angolanos que já foram detidos, de estarem ligados ao Estado Islâmico, e que pretendiam fomentar o terrorismo em território nacional.

Os seis jovens, dentre as quais uma mulher, fundaram em 2015 o grupo denominado “Street da Was” que divulgava nas ruas de Luanda e nas redes sociais a fé islâmica. Foram detidos em 26 de Dezembro do ano passado, mas a jovem, por sinal esposa de um dos membros do grupo, está em liberdade sob vigilância das autoridades policiais.  

Segundo o documento de acusação citado pela Lusa, os jovens acusados confessaram fidelidade “e obediência a Abou Bakr Al-Bagdadi, líder do ISIS ou Daesh” e foram encontrados conteúdos nos seus computadores e telemóveis que provam serem membros da organização terrorista, bem como 106 livros, que segundo os peritos na matéria "38 são de carácter político, com elevadas tendências radicais e subversivas".

De acordo ainda com o processo que está obedecer todos trâmites legais no Tribunal Provincial de Luanda, o grupo tencionava recrutar mais angolanos para as suas fileiras. E um dos membros revelou o sonho de ir à Síria para participar na guerra que se arrasta naquele país do médio oriente, mas não se concretizou pelo facto dos seus amigos apoiantes do Estado Islâmico no Brasil serem apreendidos pela polícia daquele país.

REAÇÕES

15
   
4
   
5
   
0
   
7
   
7
   
4
   
7