Angola recebe todos presidentes da CPLP dia 17 de Julho
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, assegurou que a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), será realizada de forma presencial em Luanda, em Julho, apesar da quarentena obrigatória actualmente em vigor.

"A cimeira será presencial e em Luanda e, claro, obedecendo a todas as medidas de segurança que hoje se observam em todo o mundo", garantiu o chefe da diplomacia numa conferência de imprensa na sede da CPLP, em Lisboa.

Em declarações à comunicação social após um encontro com o secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, realizado no quadro de preparação da XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo, Téte António apontou que "pouco a pouco, progressivamente o mundo está a voltar" à normalidade.

"Em Luanda, também, será possível fazer a cimeira da CPLP de forma presencial, mas vamos respeitar, com certeza, as medidas", acrescentou o ministro, que referiu que estas serão observadas "em todas as actividades que vão ter lugar" na capital, incluindo a comemoração do 25.º aniversário da organização lusófona, que se assinala a 17 de Julho.

Angola assumirá oficialmente a presidência da CPLP durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo agendada para 16 e 17 de Julho, em Luanda, sucedendo a Cabo Verde, que teve o seu mandato prolongado por mais um ano devido à pandemia da covid-19.

No início deste mês, o Governo aprovou a manutenção da situação de calamidade pública no país por mais 30 dias devido à pandemia de covid-19.

Entre as medidas, encontra-se o regime de quarentena, obrigatória e, em princípio domiciliar, por um período que pode ir até 10 dias para as chegadas a território.

REAÇÕES

0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0