Angola prevê refinar mais de 300 barris de petróleo por dia
A indústria de refinação de petróleo bruto em Angola prevê passar a refinar, dentro de cinco anos, 360 mil barris de petróleo bruto por dia, através de um processo gradual até 2025, visando suprimir as actuais importações e os custos que envolvem os derivados do crude, provenientes do exterior.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Com a conclusão das obras (em 2025) das futuras refinarias do Lobito com capacidade para 200 mil barris/dia, do Soyo (100 mil barris/dia) e a de Cabinda (60 mil barris/dia) ajustar-se-á as necessidades das possibilidades de produção e de oferta no mercado nacional.

Numa primeira fase, a refinaria do Lobito vai refinar metade da capacidade prevista, a partir de 2021, enquanto a de Cabinda irá produzir, neste mesmo ano, 30 mil barris diariamente, para em 2024 (com a conclusão da 2ª fase) atingir o seu total de 60 mil barris/dia.

Quanto à refinaria do Soyo, com capacidade de refinar 100 mil barris/dia, o concurso público para a sua adjudicação está adiado para Janeiro de 2020, sem no entanto impossibilitar o arranque da sua edificação, informou o PCA da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins.

Falando à margem do IV Conselho Consultivo do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleo, Cabinda, o gestor da principal exploradora de petróleo do país explicou que dos 80 mil barris/dia, 65 mil são da refinaria de Luanda e 15 mil do campo de Malongo-Cabinda, onde se refina Get-A1, Diesel e Gás LNG.

Segundo o PCA da Sonangol, o objectivo é diminuir ou mesmo acabar com as importações de derivados do crude, fazendo com que a produção nacional seja capaz de fazer face às necessidades locais e, eventualmente, exportar o seu excedente para países vizinhos como os dois Congos e a Zâmbia.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0