Angola mostra preocupação na ONU sobre o tráfico de pessoas
O embaixador Ismael Gaspar Martins, representante permanente de Angola junto das Nações Unidas em Nova Iorque, pediu esforços colectivos no combate ao tráfico de pessoas.

Segundo informações a posição foi exposta, aquando da sua intervenção no debate aberto do Conselho de Segurança sobre “O Tráfico de Pessoas em Situações de Conflito”.

“O tráfico de seres humanos em situações de conflito leva à escravidão sexual, ao comércio de mulheres e meninas, aos casamentos forçados e à mais grosseira violação dos direitos humanos e da dignidade e integridade humanas”, disse o embaixador Ismael Gaspar Martins. 

Na mesma senda, apontou os países onde ocorrem e consequentemente crescem os casos de tráfico de pessoas, países e regiões de África, Médio Oriente, América Latina e Extremo Oriente, onde pessoas estão a ser recrutadas para uma vida de exploração e escravidão na Europa, nos EUA e outros lugares.

Dessa feita, Ismael Gaspar Martins, defende que a abordagem básica para combater este fenómeno é o empenho dos países e da comunidade internacional em melhorar as condições sócio-económicas dos mais vulneráveis e garantir os direitos fundamentais a todos os cidadãos.

Pois para o diplomata, grupos terroristas como Al Shabaab na Somália, Boko Haram na Nigéria, EI no Iraque e Síria, LRA e outros grupos armados e terroristas na República Democrática do Congo, através das redes criminosas, recrutam pessoas desesperadas em busca de uma vida melhor, incluindo crianças, constituindo uma ameaça a paz e segurança internacionais, já que o tráfico de pessoas.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0