Angola factura USD 8,5 mil milhões com venda bruta de petróleo
A venda bruta do petróleo angolano, no segundo trimestre de deste ano, cifrou-se em 8,5 mil milhões de dólares norte-americanos, resultante da exportação de 121,8 milhões de barris efectuada pela Sonangol e companhias internacionais que operam no país.

Relativamente ao primeiro trimestre de 2019, registou-se um aumento nas quantidades exportadas em cerca de 65, 4 mil de barris e comparativamente ao segundo trimestre de 2018 observou-se uma redução nas quantidades de aproximadamente 7,2 milhões de barris.

Durante o período em análise, a China e a Índia com 69% e 10%, respectivamente, foram os países que mais petróleo compraram de Angola.

Estes dados foram fornecidos hoje num encontro promovido pela Direcção Nacional de Mercados e Promoção da Comercialização do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos (Mirempet).

Na ocasião, o director Direcção Nacional de Mercados e Promoção da Comercialização, Gaspar Sermão, explicou que o valor da venda bruta do petróleo não vai todo para o cofre do Estado. 

“Dele é subtraído o valor do investimento feito pelos operadores que intervêm em todo processo e estes, depois, repartem os lucros, cabendo assim ao Estado uma percentagem”, fez saber.

Do valor bruto das vendas (USD 8,5 mil milhões), no trimestre em análise, a Sonangol vendeu petróleo no valor de 3,3 mil milhões, correspondente a um volume total das vendas de 47,6 milhões de barris. Já primeiro trimestre (2019), o valor bruto das vendas ficaram em USD 2,8 milhões da venda de 45,1 milhões de barris de petróleo.

Os dados da Sonangol, disponibilizados hoje na “Apresentação das realizações do II trimestre de 2019”pelo director da Direcção Nacional de Mercados e Promoção da Comercialização do Mirempet, Gaspar Sermão, indicam que o volume médio diário das vendas do barril do petróleo é de 523,7 mil e o preço médio das vendas USD 69,5.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0