Angola em 1º lugar na rota mundial de plantação de mangais
Uma iniciativa denominada, Otchiva, colocou Angola em primeiro lugar na rota mundial de plantação de mangais, após ter plantado cerca de 31.236 mangues, no último sábado, 09, de Novembro.

O projecto surge numa altura em que o mundo tem chamado atenção sobre o desaparecimento das zonas de mangais, onde vários países entraram na rota de requalificação e protecção deste ecossistema de mangue vital para o universo.

Angola, através do projecto Otchiva, já se encontra em primeiro lugar na lista desta rota de reflorestação, antes liderada pelo México, após ter mostrado a bandeira nacional ao mundo, ao superar a expectativa de plantação, contando com cerca de 250 jovens voluntários.

Otchiva, que significa lago ou sumplesmente zonas húmidas, em uma das linguas nacionais em Angola, tem como principal objectivo requalificar e proteger os mangais, uma vez que este ecossistema encontra-se degradado pelos aterros para dar lugar para construção de emprendimentos.

E, contudo, tem servido para depósito de lixo, águas residuais e os mangais, na maioria das vezes, têm sido usados para a produção de lenhas.

De salientar que, os mangais é um berçário de 80% da vida marinha desde os peixes, crustáceos, moluscos e caranguenjos, bem como habitação de inúmeras aves, com destaque aos flamingos e desempenha um papel importante na vida das comunidades costeiras.

O projecto por sua vez, procura acabar com a destruição descontrolada de mangais pela população residente ao longo da faixa costeira de Angola, está a pôr em risco a sobrevivência de várias espécies de animais aquáticos e marinhos.

Fonte: Redacção e OTCHIVA-MANGAIS LUANDA

REAÇÕES

9
   
0
   
3
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0