Agricultura e Pescas podem acabar com desemprego
Os sectores da agricultura e pescas, podem acabar com o alto nível de desemprego, que continua sendo uma das principais razões para que Angola aposte na diversificação da economia, disse Sherif Khaled, vice-presidente do BAD.

Publicidade

Publicidade

"Angola está a lidar com uma taxa de desemprego de 30%, e é uma das razões para diversificar a economia, já que o combate ao desemprego provou ser um desafio consistente", disse Sheirf Khaled, em entrevista à Lusa em Abidjan, à margem da reunião extraordinária de governadores do BAD que aprovou o aumento de capital do banco para 208 mil milhões de dólares.

O banqueiro sustentou que "parte do processo de diversificação tem de servir para ajudar Angola a ser autossuficiente em termos alimentares, não faz sentido o país importar metade dos alimentos que consome".

O país, acrescentou, deve "desenvolver a agricultura de forma significativa para ter uma maneira de combater os preços baixos do petróleo, para que não o sector petrolífero não seja o principal condutor da economia", um processo que, reconheceu, será longo.

"Angola tem potencial para tudo, tem uma força de trabalhar relativamente bem educada, tem potencial para diversificar, especialmente na agricultura e nas pescas, mas agora, olhando para o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto], o grande problema é garantir que o Governo continua a apostar na estratégia que tem seguido para promover a estabilidade económica", afirmou o vice-presidente do BAD.

Questionado sobre o que pode o Governo fazer agora, num contexto de desvalorização da moeda, crescimento económico negativo e dívida pública nos 90% do PIB, Sherif Khaled reconheceu que "o financiamento é um desafio significativo", mas lembrou os envelopes financeiros do BAD, de 700 milhões de dólares (635 milhões de euros), e do Fundo Monetário Internacional, de 3,7 mil milhões (3,35 mil milhões de euros).

Fonte: VerAngola

REAÇÕES

0
   
0
   
2
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0