Activos ilícitos em investigação pela PGR valem 86% do PIB nacional
A meia centena de milhares de milhões em investigação, que até podem ser mais, é superior ao PIB de 2020 de 37 países da África Subsariana. Apenas oito (Nigéria, África do Sul, Quénia, Etiópia, Gana, Tanzânia, Costa do Marfim e Angola) registam um PIB superior aos activos que estão na calha da PGR.

A Procuradoria-Geral da República está a investigar movimentos financeiros ilícitos com origem em Angola que totalizam 50 mil milhões USD, valor que equivale a 86% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. Segundo anunciou esta semana a directora do Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SENRA), Eduarda Rodrigues, este organismo já recuperou o equivalente a 13 mil milhões USD em activos para a esfera do Estado.

Quase sete mil milhões (6,8 milhões USD) são relativos à apreensão e ou arresto de bens móveis e imóveis no País constituídos com fundos públicos ou com vantagens do crime, incluindo fábricas, supermercados, edifícios, imóveis residenciais, hotéis, participações sociais em instituições financeiras e em diversas empresas rentáveis, entre outros.

Alguns destes bens foram já alocados à administração do Estado, incluindo tribunais e institutos públicos, "permitindo uma poupança anual de rendas no valor de 12,6 milhões USD", sublinhou Eduarda Rodrigues, durante a sua apresentação com o tema "A recuperação de activos em Angola".

No exterior, o Estado apreendeu 6,2 mil milhões USD em contas bancárias e não só, dos quais um terço (pouco mais de 2 mil milhões USD) em Portugal.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0