Activistas são raptados quando se deslocavam a vigília em memória a Inocêncio Matos
Três activistas foram raptados ontem, sexta-feira, nas imediações da Sagrada Família, em Luanda, e deixados quase a província de Kwanza Norte.

Tratam-se dos activistas Kimpa Nvinta Gouveia, Sangoma Katari Negralhada Lapino e Rui dos Anjos King. Segundo conta na sua página da rede social Facebook, Sangoma Katari Negralhada Lapino, o rapto sucedeu quando tentavam participar da vigília de homenagem a  Inocêncio Matos. 

“Fomos colocados a força numa viatura do SIC (Lande Cruiser)de cor branca com a chapa de matricula LD-61-17-GR, que seguiu rumo a chamada estrada de Catete. Levaram-nos numa mata a aproximadamente 30 quilómetros da estrada, tudo sob orientações que um agente com a patente de Inspector recebia por via telefónica”, conta. 

“Estacionaram a viatura nas matas entre Kwanza Norte e Ikolo e Bengo, onde o Inspector desceu furioso e com uma pistola na mão direita e apontou a pistola em nós com o dedo no gatilho e dizia: Descem do Carro e vão de costas viradas. Foi ali que decidimos implorar de Joelhos pelas nossas vidas.”

O activista conta caminharam a pé cerca de cem quilómetros, tendo pernoitado numa aldeia. Por volta das 6 horas deste sábado, 14, se encontravam no município de Viana sem dinheiro para chegar as suas residências. Lançaram pedido de socorro nas redes sociais.

REAÇÕES

2
   
1
   
2
   
2
   
1
   
0
   
1
   
1