Activistas furam cerca sanitária de Luanda e K. Norte para manifestar no Bengo
A Polícia Nacional informa que prendeu quatro manifestantes suspeitos de violarem a cerca sanitária de Luanda e K. Norte, localidades mais afectadas pela covid-19, que manifestaram ontem na província do Bengo. Há também relatos de que um dos activistas foi atropelado por uma patrulha.

Manifestante atropelado no Bengo

Depois de surgir informações nas redes sociais de agentes da Polícia Nacional do Bengo reprimirem manifestantes, inclusive acabando por atropelar o activista e rapper Jaime MC, durante a manifestação em resultado da falta de água em Caxito e a exoneração da Governadora Mara Quiosa. A Polícia esclarece os manifestantes violaram as medidas constantes no regulam de Situação de Calamidade.

“Na ocasião, verificou-se a inobservância das medidas que foram concertadas anteriormente entre a Polícia Nacional e os manifestantes, colocando em causa a ordem pública, o distanciamento de dois metros, como impõe o Decreto Presidencial sobre a situação de calamidade”, esclarece.

Por outro lado, refere a maioria dos jovens manifestantes são provenientes de Luanda, dos quais quatro foram detidos e encaminhados ao Ministério Público sob suspeita da “prática dos crimes de Desobediência ao Decreto Presidencial n° 142, sobre a cerca sanitária imposta à cidade de Luanda e Cazengo, no Kwanza Norte.”

“Esta qualificação surge horas depois de os jovens manifestantes, maioritariamente habitantes da capital do país, Luanda, terem sido detidos por arruaça, porquanto, durante a manifestação violaram a rota estipulada pelas autoridades competentes, impediram a circulação de veículos e peões. Os factos ocorreram nas circunstâncias em que, os suspeitos, provenientes da cidade de Luanda, realizavam uma manifestação defronte ao quintalão da ENDE em Caxito”, diz a PN na sua página da rede social.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
2