Abriu hoje o ano lectivo 2017, maioria dos estudantes ainda não têm material
De acordo com o calendário elaborado pelo ministério da educação, o ano lectivo 2017, abre hoje, as aulas arrancam amanhã em todo país e terminam a 15 de Dezembro deste ano.
IM

O ano lectivo arranca com algumas dificuldades financeiras por parte de alguns encarregados de educação, que alegam não ser fácil adquirir materiais didácticos, tendo em conta os ordenados (salário) de Janeiro que até a data presente ainda não foram liquidados.

‘’Até ao momento só consegui comprar lapiseira e lápis, falta comprar os cadernos e os livros, não estou a conseguir comprar por causa do salário que ate agora ainda não recebi… Ainda não sei como as minhas meninas vão estudar’’, desabafou a encarregada de educação Mila Guia.

Por outro lado, a aluna Jucilde Tavindala Adão, que este ano fará a 10ª classe, disse a nossa reportagem que ‘’não está a ser fácil, até agora ainda não consegui me inscrever porque já em duas escolas que o meu nome não saiu, estou a tentar em outra, agora com relação aos materiais, não será fácil por causa do salário que até agora o meu pai não recebeu’’, frisou a jovem adolescente com semblante triste.

A abertura nacional do ano lectivo, ocorreu na província de Benguela, e foi presidido pelo Ministro da Educação, Mpinda Simão. Já em Luanda, o acto ocorreu no Cine Atlântico e foi orientado pelo Governador de Luanda, Higino Carneiro, que garantiu Luanda está preparada para o arranque das aulas apesar da condição financeira do país.

De recordar que o ano lectivo 2017 está dividido em três trimestres. O primeiro começa a 1 de Fevereiro e termina a 19 de Maio, o que corresponde a um período de 16 semanas, das quais 14 lectivas. A 22 de Maio, arranca o segundo trimestre, que vai até ao dia 25 de Agosto, com 14 semanas, das quais 12 lectivas. O terceiro trimestre começa a 28 de Agosto e termina a 15 Dezembro, tendo 16 semanas, das quais 12 lectivas, correspondentes a 58 dias.

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0