A verdade sobre o 25 de Dezembro
A humanidade comemora a data desde bem antes do nascimento de Jesus.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Roma, século 2, dia 25 de Dezembro. A população está em festa, em homenagem ao nascimento daquele que veio para trazer benevolência, sabedoria e solidariedade aos homens. Cultos religiosos celebram o ícone, nessa que é a data mais sagrada do ano. Enquanto isso, as famílias apreciam os presentes trocados dias antes e se recuperam de uma longa comilança.


Mas não. Essa comemoração não é o Natal. Trata-se de uma homenagem à data de “nascimento” do deus persa Mitra, que representa a luz e, ao longo do século II, tornou-se uma das divindades mais respeitadas entre os romanos. Qualquer semelhança com o feriado cristão, no entanto, não é coincidência.


A história do Natal começa, na verdade, pelo menos 7 mil anos antes do nascimento de Jesus. É tão antiga quanto a civilização e tem um motivo bem prático: celebrar o solstício de Inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério Norte, que acontece no final de Dezembro. Dessa madrugada em diante, o sol fica cada vez mais tempo no céu, até o auge do Verão. É o ponto de virada das trevas para luz: o “renascimento” do Sol.

S.I

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0