12 motivos para estar sempre cansado
Às vezes, você pode se sentir sem vida e cansado, mesmo que tenha dormido o suficiente. Pode haver algo mais acontecendo, porque a falta de sono não é a única coisa que pode fazer você se sentir cansado. Pequenas coisas que você fez (ou não fez) também podem deixar você se sentindo fisicamente e mentalmente esgotado. Os hábitos abaixo podem explicar por que você sempre se sente tão cansado.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

1. Você pula o exercício

Ignorar a academia para economizar energia é realmente contraproducente. O exercício regular aumenta seu metabolismo e resistência e alimenta seu sistema com oxigénio e nutrientes. Isso faz você se sentir mais enérgico! Então da próxima vez, saia do sofá para esse treino ou caminhada rápida – você não irá se arrepender.

2. Você bebe pouca água

Mesmo se você perder apenas 2% do fluido do seu corpo, isso por si só pode afectar o seu nível de energia. Não beber água suficiente reduz o volume de sangue e torna o sangue mais espesso. Isso faz com que seu coração circule seu sangue com menos eficiência e impede que o oxigénio e os nutrientes não contenham seus músculos e órgãos como deveriam. Definitivamente, isso fará você se sentir cansado.

3. Você tem uma deficiência de ferro

A deficiência de ferro faz você se sentir lento, fraco, cansado, irritável e incapaz de se concentrar adequadamente. Isso ocorre porque menos oxigénio é transportado para os músculos e células. Ser deficiente em ferro também o coloca em risco de anemia, por isso é importante obter bastante ferro. Você pode aumentar o seu teor de ferro comendo mais carne magra, feijão, tofu, ovos, nozes e manteiga de amendoim.

4. Você é muito perfeccionista

Aqui é o que Irene Levine, professor de psiquiatria na Escola de Medicina da Universidade de Nova York, diz sobre o perfeccionismo: “busca da perfeição é, naturalmente, impossível, porque então você tem que trabalhar muito mais duro e por mais tempo do que o necessário. Você define metas difíceis ou impossíveis de alcançar, para que não haja satisfação no final.” Levine, portanto, recomenda definir um limite de tempo para tudo o que você começar e respeitar esse limite. Depois de um tempo, você verá que o tempo extra gasto anteriormente não melhorou necessariamente o seu trabalho.

5. Você sofre de medos irracionais

Você tem medo de sofrer um acidente ao andar de bicicleta ou assume automaticamente que será demitido quando seu chefe inesperadamente ligar para o escritório? Cuidado – o medo pode paralisar mentalmente e esgotar você. Quando você tiver esses pensamentos, respire fundo e pergunte a si mesmo qual é a probabilidade de que o que você teme realmente aconteça. Outra coisa que pode ajudar é conversar com um amigo sobre seus medos.

6. Você pula seu café da manhã

Durante o sono, seu corpo queima a comida que você comeu antes de dormir. Para que seu corpo continue funcionando normalmente, é muito importante absorver novas energias pela manhã. O funcionamento normal, portanto, pode impedir que você se canse. Além disso, tomar café da manhã activa seu metabolismo.

7. Você vive em fast food

Alimentos ricos em açúcar e carboidratos simples podem causar um aumento nos níveis de açúcar no sangue. Essas elevações de açúcar, intercaladas com quedas acentuadas, podem causar fadiga ao longo do dia. Portanto, mantenha o nível de açúcar no sangue estável com a comida certa. Boas opções incluem arroz integral, salmão, batata-doce e frango.

8. Você tem problemas para dizer “não”

Estar sempre ocupado agradando as outras pessoas, pode custar sua própria energia e felicidade. Também pode deixar você se sentindo exausto e com raiva. Então lembre-se, você nem sempre tem que dizer ‘sim’ quando alguém lhe pede para fazer alguma coisa. “Treine-se para dizer ‘não’ em voz alta”, aconselha a psicóloga Susan Alberts. “Pratique quando estiver sozinho no carro. Se você se ouvir dizendo isso, será mais fácil aplicar na próxima vez.”

9. Sua mesa está desarrumada

Você pode facilmente ficar mentalmente exausto por uma mesa desarrumada. Por quê? Ela evita que você se concentre e processe informações. Portanto, limpe sua mesa no final do dia. Ao limpar seus meios de recepção você também estará limpando a sua cabeça, garantindo uma mente positiva ao começar o dia seguinte!

10. Você continua trabalhando durante seu fim-de-semana ou feriado

Verificar seu e-mail quando você deve realmente relaxar ou trabalhar até tarde da noite aumenta o risco de esgotamento. É importante dar-se momentos de paz. Isso mantém seu corpo e mente jovem, e você estará mais propenso a retornar ao trabalho com ânimo e de maneira mais produtiva.

11. Você bebe muito álcool antes de dormir

Beber um copo de álcool antes de dormir pode parecer uma boa maneira de relaxar e adormecer rapidamente, mas nada pode estar mais longe da verdade. O álcool afecta o sistema nervoso central e evita que você durma. Também é mais provável que você acorde no meio da noite, quando tomou algumas bebidas na noite anterior.

12. Você usa seu telefone antes de dormir

A luz brilhante do seu telefone ou tablet suprime a produção de melatonina, um hormônio que regula o seu sono. A sensibilidade aos dispositivos digitais varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, é bom não usar a tecnologia uma a duas horas antes de dormir. Hora de banir esse smartphone do seu quarto! (Ou, pelo menos, mantenha-o longe da sua cama.)

Fonte: C & T

REAÇÕES

2
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0