Rei da música angolana sente-se abandonado
O Rei da música angolana Elias Dya Kimuezo, de 81 anos de idade, sente-se abandonado por não ser reconhecido os seus feitos e não ser convidado nos eventos. O que leva o Rei a concluir: “Roeram a mandioca e deixaram a raiz.”
Fotografia de Windre

A falta de valorização dos precursores da cultura angolana, tem deixado desgastado os fazedores de cultura da velha guarda. Como é o caso do Rei da música angolana, Elias Dya Kimuezo, que disse hoje em entrevista à TV Zimbo, que a sua geração está abandonada e não é reconhecida.

Elias Dya Kimuezo, revelou que os organizadores de eventos convidam pessoas da sua conveniência, e quando é convidado é obrigado a dividir o caché. Por outro lado, não compreende porque os músicos da sua época não são convidados nas campanhas do MPLA, sendo “os indivíduos da primeira hora”. “Roeram a mandioca e deixaram a raiz”, disse em tom desgastante Elias Dya Kimuezo.  

Numa entrevista concedida há tempos, à Angola-Online, Elias Dya Kimuezo, revelou que luta durante anos para abrir a sua escola de música, por sinal um sonho seu, para ensinar crianças de rua, apesar de já ter os materiais, não consegue materializar por falta de apoio.

Texto de GAF

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
2