Consumimos microplásticos ao tomar chá
Segundo investigadores canadianos, alertam que algumas saquetas de chá podem estar a deixar milhares de milhões de partículas microscópicas de plástico na chávena.

Embora a Organização Mundial da Saúde, OMS, garantir que são precisos mais estudos para obter mais compra sobre o assunto.

Mas a equipa da da Universidade McGill, em Montreal, Canadá, afirma ter detetado milhares de milhões de microplásticos na água onde foram mergulhadas algumas saquetas de chá de algumas marcas ditas premium. 

Os microplásticos podem ser amplamente encontrados no meio ambiente, nas águas da torneira e das garrafas, e em alguns alimentos. 

Para o estudo, foram comprados quatro chás diferentes embalados em saquetas de plástico. A maioria das saquetas de chá é feita de papel, mas algumas marcas passaram a usar um tipo de malha de plástico.

Nesta experiência removeram o chá e colocaram os saquinhos vazios em água aquecida a 95 ° C, como se estivessem a fazer o chá. No final descobriram que uma única saqueta de chá de plástico libertava cerca de 11,6 mil milhões de microplásticos e 3,1 mil milhões de partículas nanoplásticas na água quente. 

Fonte: Lusa

REAÇÕES

COMENTÁRIOS