Covid-19: MINSA irá responsabilizar pessoal que deixou passar infectados para São Tomé

Ministério da Saúde, vai instaurar um processo de averiguação junto das entidades envolvidas no caso dos passageiros que viajaram num voo humanitário para São Tomé e Príncipe, apesar de estarem infectados com covid-19.

D.R (Cidade de São Tomé e Príncipe)

De acordo ao comunicado que Angola-Online teve acesso, o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Investigação em Saúde,realizou a testagem de Biologia Molecular aos passageiros [do voo humanitário da TAAG, tendo concluído com sete positivos e estes foram obrigados a permanecerem no solo angolano.

"Hoje, a realidade demonstra que esta orientação não foi observada e estando neste momento instaurado um processo de averiguação junto às autoridades implicadas", fez saber.

Ministério que tutela o sistema de saúde em Angola, assegura que toda a informação relativa aos resultados (negativos e positivos) foi passada à Embaixada de São Tomé em Angola, com proibição de saída dos sete infectados, que aguardariam pela orientação específica da Equipa de Resposta Rápida.

Recorde-se que o Ministério da saúde de São Tomé e Príncipe anunciou no último domingo, 11, que dos 49 passageiros enviados para aquela localidade, num voo humanitário oriundo da província de Luanda, treze testaram positivo à Covid-19.

Segundo o Ministro de Saúde São-tomense, Edgar Neves, os primeiros testes aos 49 passageiros que regressaram de Luanda na quarta-feira,07, num voo humanitário, seis deles com resultado negativo,testaram positivo.

“Um pouco antes de chegarem ao país, nós tivemos conhecimento de que provavelmente haveria pessoas com testes positivos ou eventualmente sem testes”, dissertou Edgar Neves durante um comunicado de imprensa que Angola-Online teve acesso.