Instituição liderada por Filomeno dos Santos espera lucrar no próximo ano

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA), liderado por José Filomeno dos Santos, informa hoje que, espera ver os lucros dos seus investimentos no decorrer do próximo ano.

Conforme o comunicado, o FSDEA já investiu cerca de 407 milhões de dólares em empresas emergentes de elevado potencial,  “o Fundo Soberano de Angola é a primeira instituição financeira do país a apresentar demonstrações financeiras, auditadas por uma firma independente, que se conformam com as Normas Internacionais de Relato Financeiro” lê-se no comunicado. 

No mesmo comunicado, José Filomeno dos Santos escreveu ainda “continuamos a fazer investimentos importantes em Angola e noutros países da África Subsaariana através fundos de private equity. Constatamos que muitos investidores observam o nosso continente com bastante interesse, devido aos elevados índices demográficos e urbanização que regista. Em África, estes factores servirão de base para o aumento da demanda em várias indústrias no futuro”. 

Os investimentos do FSDEA nas áreas da hotelaria, silvicultura, agricultura, saúde, mineração e capital estruturado “visam apoiar o crescimento da actividade comercial destes ramos na região”, realçou

No primeiro semestre de 2016, o FSDEA adquiriu a concessão de sete fazendas de larga escala em Angola, que se encontram em fase de avaliação, compreendendo aproximadamente 72.000 hectares de terreno agrícola dedicado à produção de grãos, arroz.

O FSDEA foi criado em 2012 pelo Governo angolano, tendo atingido quatro anos mais tarde a dotação prevista de 5.000 milhões de dólares (4,7 mil milhões de euros), com parte das receitas petrolíferas angolanas, mas desde 2014 não recebe novas transferências.