Economistas dizem que algumas dívidas públicas são falsas

Alguns economistas angolanos, defenderam que as dívidas públicas devem ser pagas, só depois de uma investigação, pois muitas delas são falsas.

Publicidade

A proposta do Orçamento Geral do Estado para 2020 já deu entrada na Assembleia Nacional de Angola, e está avaliado em 15 biliões de Kwanzas cerca de 24 mil milhões de dólares.

De acordo com a fonte da Angola-Online.net, grande parte, mais da metade do mesmo vai servir para pagar a divida publica do pais, segundo o responsável da economia da presidência da republica, Manuel Nunes Júnior.

O executivo pretende priorizar no OGE a consolidação fiscal, com realce para o controlo da dívida pública e o relançamento da actividade económica do país, onde os economistas apoiam a prioridade de se pagar as dívidas mas entendem que muitas delas deviam ser investigadas.

"Muitas destas dívidas são falsas e se nós queremos de facto transparência, combater a corrupção, devia-se começar primeiro por se certificar toda a divida antes mesmo de as liquidar", disse David Kissadila

Damião Cabulo, outro economista pensa que é positivo o pagamento da divida publica mas antes deve ser auditada porque enquanto não se for a fundo nesta questão, o sacrificado vai ser o povo, acrescentando que “normalmente os OGE em Angola têm sido fonte de enriquecimento de muitos políticos”.

Fonte: Angola 24 Horas