Nota de 1 Dólar já custa 700 kzs nas ruas

A nota de 1 dólar norte-americano, já está a custar 690 e 700 a kzs nas ruas de Luanda.

De acordo com a fonte da Angola-Online.net, o preço para comprar um dólar nas ruas continua em alta, batendo os 690 kwanzas e 700 kwanzas, com receios de uma grande desvalorização da moeda nacional angolana, explicam os próprios negociantes.

Numa ronda hoje pelas ruas da capital angolana, as ‘kinguilas’, como são conhecidas as mulheres que se dedicam à compra e venda de divisas na rua no Bairro dos Mártires de Kifangondo, transaccionam um dólar a 690 kwanzas: “Não há dólar, o preço sobe. E o kwanza vai ser desvalorizado também”, explicam.

Na mesma ronda realizada, o euro está a ser transaccionado na rua, igualmente em bairros como Maculusso, Mutamba ou São Paulo, em médio, a 730 kwanzas, neste caso uma alta de 8% no espaço de um mês.

A moeda angolana, o kwanza, regista uma acentuada desvalorização face ao dólar, quando na última semana o banco central angolano anunciou a liberalização da taxa de câmbio e descartou uma alegada “injecção anormal de kwanzas” que estavam fora do circuito bancário nas duas últimas semanas.

Fonte: Angola 24 Horas