BNA gasta 1,6 milhões de dólares na fabricação de moeda de 200 Kz

Foram produzidas 25 milhões de moedas que entram em circulação a a 4 de Abril. Lembre-se, existe a nota de 200 kwanzas.

Foram produzidas 25 milhões de moedas que entram em circulação a a 4 de Abril. O desenho resultou de um concurso, mas foi fabricado pela Goznak.

Para homenagear o 20.º aniversário da paz e reconciliação nacional o BNA investiu 1,6 milhões USD na produção da nova moeda metálica de 200 Kz. Conforme o director do Departamento do Meio Circulante do BNA, Sebastião Banganga, foram produzidas 25 milhões de moedas pela empresa russa Goznak. Durante a apresentação da oitava moeda metálica, o responsável fez saber que os 200 Kz em metal começam a circular na próxima segunda-feira, dia 4 de Abril, em simultâneo com as de papel, ou seja, os cidadãos podem fazer pagamentos, com a moeda metálica ou com a nota.

O material usado na moeda de 200 Kz é o mesmo que foi utilizado na moeda de 50 Kz. É o que melhor conserva os seus tons e tem maior qualidade que as outras. A moeda é unicolor, prateada, e semi-serrilhada, tem um tamanho de 28,5 milímetros de diâmetro com um peso de 10,5 gramas. É a maior de todas as moedas em circulação. No seu reverso, destaca-se o valor facial, ao centro, a inscrição "Kwanzas", a cestaria como símbolo da cultura nacional e, na base, o ano de emissão 2022. O desenho patente na nova moeda representa o abraço fraterno que expressa a união nacional entre os angolanos e foi resultado do concurso de desenho, lançado a nível nacional, pelo BNA. Como característica de segurança, destaca-se, inclinando-se a moeda metálica, dentro de um dos zeros, a alternância do número 200, com as letras "BNA".