No Bengo existe 1 médico para mais de 2 mil habitantes
A informação foi revelada por João das Necessidades, director Provincial da Saúde do Bengo, em entrevista à rádio Despertar, o responsável, apontou como causa do mau atendimento nas unidades hospitalares da província, a falta de recursos humanos para dar resposta ao elevado número de pacientes.

A nossa província constitui uma plêiade de quadros insuficientes para demanda dos nossos pacientes na província. Para ter uma ideia, o rácio é de 1 médico por exemplo para cada 2.725 habitantes, isso é muito pouco, o que equivale a 3.6 médicos por cada 10 mil habitantes. Enquanto deveria ser 5 por cada 10 mil habitantes. Para se ter uma ideia, é para ver que temos 1 enfermeiro para cada 369 habitantes, o que dá um rácio de 127 enfermeiros para cada 10 mil habitantes, é muito pouco. Temos um técnico de diagnóstico terapêutico para 2009 habitantes, que dá um rácio de 10 técnicos de diagnóstico terapêutico por cada 10 mil habitantes. Como repara sem os recursos humanos necessários cria constrangimentos de várias ordens, sobretudo no atendimento humanizado," esclareceu o responsável.

Nas últimas décadas, o enorme crescimento demográfico de Luanda fez com que uma certa, por enquanto ainda bastante limitada parte da sua população fosse morar no Bengo onde as camadas económicamente privilegiadas de Luanda passaram também a construir um número crescente de residências secundárias. A população total da província não pára de aumentar.

A província tem 25 139 km² e é composta por seis municípios: Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém.

Wikipedia
NG

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0