Manuel Vicente reconhece débil crescimento de Cuanza Norte
A capital da terra da rosa porcelana, Cuanza Norte, acolheu o acto central da comemoração do dia da independência, data assinalada ontem, diversas figuras emblemáticas da nossa sociedade, deputados, ministros, representantes de partidos políticos, autoridades tradicionais marcaram presença no acto que foi presidido pelo Vice-presidente da República Manuel Domingos Vicente, em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

No discurso de 23 minutos, Manuel Vicente, começou por dizer ‘’este é um momento de grande alegria para nós e também de recordações’’, e destacou as riquezas naturais e o papel que os filhos de Cuanza Norte desempenharam na luta de libertação nacional.

‘’Os filhos desta província deram um valoroso contributo na luta de libertação nacional, desde sempre, aqui no Cuanza Norte houve uma grande resistência a ocupação colonial como comprovam os distintos combatentes que esta província deu, que se dedicaram de corpo e alma na luta para a nossa independência’’, disse.

O Vice-presidente da República, reconheceu o fraco crescimento de Cuanza Norte, por sinal uma província riquíssima em recursos naturais e um grande potencial na agricultura, pelo que Manuel Vicente, apelou o esforço dos cidadãos e empresários da província onde 90 por cento dos habitantes vivem em casa de adobe.

‘’O nosso combate nesta província deve prosseguir mas não mais para vencer o colonialismo, deve prosseguir agora para vencermos a fome e a pobreza, o analfabetismo, as doenças endémicas, o desemprego e todos males que ainda afligem as nossas populações. Cerca de 90 por cento da população nesta província ainda vivem em casas precárias, de adobe, e milhares de familiares vivem mesmo em zonas de risco. Ainda não se verifica aqui um ritmo acentuado de construção e reabilitação e de infra-estruturas como nas outras províncias’’, admitiu.

Por este motivo, Manuel Vicente, apontou, ‘’são prioridades do governo desta província a manutenção das vias principais e a construção de estradas para ligar os principais municípios, a melhoria das vias de acesso de produção agrícola e a construção de armazéns de frio para sua conservação. A construção de linhas média tensão para electrificação dos sistemas de tratamento e distribuição de água potável, o reforço das infra-estruturas de ensino, da saúde e o desenvolvimento de vectores como: agricultura familiar, comércio informal, a pesca de subsistência, a preservação ambiental, a cultura, o desporto, turismo e o lazer.’’

Por outro lado, Manuel Vicente, apelou, ‘’se aumentarmos o rigor, a disciplina e a nossa eficácia poderemos fazer muito em menos tempo, portanto, devemos trabalhar mais e executar os programas do governo para esta província, para podermos satisfazer as necessidades básicas das populações.’’

Já o governador de Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos, fez saber que o povo de Cuanza Norte vai continuar a trabalhar para edificação da província, e apelou ao executivo que invista mais na província onde todas vias de acesso estão em estado de degradação.

No âmbito do dia da dipanda foram inauguradas várias infra-estruturas em todo país, com realce para o Tribunal Provincial de Cuanza Norte. A província jardim também acolheu o show das multidões que foi abrilhantado pelos vários artistas da nossa praça.

DR

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
2
   
4
   
0
   
0