Dia do Herói Nacional comemorado em grande


O dia do Herói Nacional foi marcado com a realização de diversas actividades culturais e desportivas, bem como inaugurações de infraestruturas um pouco por todo país

O acto central da comemoração do dia dedicado ao primeiro presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto, teve lugar em Mbanza Kongo, província do Zaire, o acto foi presidido pelo Ministro da Defesa, João Lourenço, em representação ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos. 

João Lourenço destacou os feitos de Neto, bem como realçou a importância do estudo das obras do filho de Caxicane para as novas gerações.

Na terra do ouro negro, João Lourenço, inaugurou várias infraestruturas dentre as quais, um Palácio da Justiça e um Hospital Militar. O Ministro da Defesa, procedeu ainda a entrega de uma ponte metálica que vai permitir a circulação entre as províncias do Zaire e do Uíge.

No âmbito das comemorações do dia do fundador da Nação, mais de 2 mil pessoas entre nacionais e estrangeiros visitaram ontem o Memorial António Agostinho Neto. A data juntou académicos e público em geral em todo país, a reflectirem em torno do percurso e das obras de Neto.

37 anos depois da morte de Neto, seus feitos continuam a ser enaltecidos por todo mundo particularmente em África, prova disso é uma das avenidas de Belgrado capital da Sérvia, que tem o seu nome.

António Agostinho Neto nasceu aos 17 de Setembro de 1922, em Caxicane, Icolo e Bengo, foi poeta, médico e político.

Redação

REAÇÕES

5
   
1
   
2
   
1
   
3
   
1
   
2
   
2
   

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK