G20  em África
Os lideres do G20 vão apoiar a industrialização em África com a China a liderar

A China pretende liderar a industrialização em África e nos países subdesenvolvidos e conseguiu dos líderes das economias mais desenvolvidas o apoio para que essa industrialização se possa concretizar, dando ao mesmo tempo maior espaço de representação no G20 a essas nações.

O presidente chinês, Xi Jinping, referiu-se a isso na conversa com jornalistas, citado pela agência Xinhua, salientando que os líderes do G20 concordaram em reformar as instituições financeiras e os direitos de voto de modo a melhor representar os mercados emergentes e os países desenvolvidos.

Ao fim de dois dias de cimeira das 20 nações economicamente mais desenvolvidas do planeta, realizada na cidade chinesa de Hangzhou, subordinada ao tema “Para uma Economia Mundial Inovadora, Revigorada, Inter-relacionada e Inclusiva”, Xi Jinping garante que houve um grande consenso em relação aos principais temas em debate.

Pela primeira vez, no cerne da cimeira esteve a questão do desenvolvimento como base da política macro-econômica global, com um plano de acção destinado a facilitar a implementação da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 e o apoio à industrialização dos países africanos e dos países menos desenvolvidos.

Estas acções são de pioneiro significado na história do G20, sublinhou Xi Jinping.

A ideia é transformar o G20 de mecanismo de gestão de crises numa plataforma de estabelecimento de políticas a médio e longo prazo e de apoio às reformas subsequentes.

"Concordamos que a transformação é um interesse de todos os membros e tem uma grande influência no futuro da economia mundial. o G20 só pode manter a sua vitalidade através de reformas coadunadas às realidades em mudança”, garantiu o presidente chinês.

O secretário-geral da ONU, Ba Ki-moon, no seu discurso na cimeira sublinhou que a iniciativa irá permitir fortalecer o crescimento inclusivo e o potencial de desenvolvimento dos países menos industrializados.

"A Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 é um plano transformador universal, integrado e transformador para a paz e prosperidade para todos num planeta saudável”, disse Ban Ki-Moon, citado no site da ONU.

France 24

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0