Imisi de Almeida regressa com comentário da semana
A semana fecha (sexta-feira, dia 27 de Abril de 2018) com uma grande notícia que teve dimensão internacional, José Eduardo dos Santos, vai deixar a presidência do Movimento Popular de Libertação de Angola, MPLA, ainda este ano.

O partido aprovou a realização de um congresso extraordinário na primeira quinzena de setembro de 2018 e a candidatura de João Lourenço para o cargo de presidente do partido.

José Eduardo dos Santos é até agora o segundo presidente que o MPLA já conheceu, depois da morte prematura do primeiro Presidente de Angola e do partido, Antônio Agostinho Neto. José Eduardo dos Santos em 1979 ascendeu a presidência do partido dos camaradas e consequentemente também a Presidência da República.

Em 2017, Angola conheceu o seu terceiro Presidente da Republica, João Lourenço, mas não se esqueceu de Eduardo dos Santos que para alguns discursos era a “segunda cabeça” de um império bicéfalo. Saindo do partido  “Dos Santos” deixa o caminho aberto para João Lourenço governar quer o país quer o próprio partido de forma segura e livre. 

Conhecendo o seu terceiro presidente, o MPLA prepara-se para um novo paradigma e uma nova imagem. E despede-se de um militante que só o futuro revelará como será lembrado, e tratado pelos angolanos. 

Aspecto positivo da semana: O Presidente da Republica orientou realização de eleições nas Universidades públicas para a escolha dos reitores a partir do ano lectivo 2019.

De acordo com nota da Casa Civil do Presidente da República, o Chefe de Estado considera importante para a vida académica que se retomem os processos de eleição de modo a compaginar as instituições do ensino superior público com os princípios democráticos que devem caracterizá-las.

De seguida, transcrevemos o comunicado do Bureau Político do MPLA, que sem dúvida alguma, fará parte de uma “história de transição”.

Caro leitor, o que achas da atitude do antigo presidente da República

Caro leitor, o que achas da atitude do antigo presidente da República

SOBRE A 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA

O Bureau Político do MPLA, organismo permanente de direcção do Partido, que delibera no intervalo das reuniões do Comité Central, realizou hoje, sexta-feira, dia 27 de Abril de 2018, em Luanda, a sua 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA, que se debruçou sobre assuntos relativos à dinâmica do Partido na sociedade angolana.

A reunião foi orientada pelo Camarada José Eduardo dos Santos, Presidente do MPLA, que esteve ladeado pelos camaradas João Lourenço, vice-Presidente do Partido e Presidente da República de Angola e Paulo Kassoma, Secretário-Geral.

O Bureau Político aprovou a proposta de Resolução e o Cronograma de Preparação e Realização do 6.º Congresso Extraordinário do Partido, a ter lugar na primeira quinzena de Setembro próximo e, consequentemente, aprovou a candidatura do Camarada João Lourenço, actual Vice-Presidente, ao cargo de Presidente do MPLA.

O Bureau Político apreciou a evolução da preparação das autarquias, ao nível dos municípios e recomendou às organizações intermédias do MPLA, nomeadamente os seus comités provinciais e municipais, para um forte engajamento na execução das tarefas afins, para que os seus resultados sejam coroados de êxito.

O Bureau Político recomendou que sejam cada vez mais enaltecidos os feitos da liderança do Camarada Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, que, ao longo da sua vida política activa, deu o melhor de si pela Pátria angolana, exortando a uma maior coesão no seio do MPLA, com ética, urbanidade e respeito aos seus princípios e valores.

Ainda nesta reunião, o Bureau Político debruçou-se sobre três pareceres, já apreciados pelo seu organismo executivo, o Secretariado do Bureau Político, em reuniões anteriores, no quadro dos ajustamentos que o MPLA está a operar em todas as suas estruturas.

Deste modo, aprovou os pareceres sobre as candidaturas aos cargos de segundo-secretário do Comité Provincial do Cuando-Cubango do MPLA, de primeira-secretária provincial de Benguela da OMA e de primeiros-secretários dos comités provinciais da JMPLA, em Benguela, no Cuando-Cubango, no Cuanza-Norte, no Huambo e na Lunda-Sul.

A propósito da realização, nesta sexta-feira, dia 27 de Abril de 2018, da Cimeira entre os presidentes das Coreias do Norte e do Sul, que culminou com a assinatura de um acordo para uma nova era de paz nessa região, o Bureau Político do MPLA exprimiu o seu vivo regozijo por este facto histórico.

À margem da reunião, o Secretariado do Bureau Político realizou um encontro de trabalho com os primeiros-secretários dos comités provinciais do MPLA, com os quais abordou matérias sobre autarquias locais, bem como o actual momento sociopolítico nas respectivas áreas de jurisdição.

Luanda, 27 de Abril de 2018.

O BUREAU POLÍTICO DO MPLA.”

Boa noite!

Boa Final de Semana!

REAÇÕES

COMENTÁRIOS