Conheces o significado etimológico da palavra Bantu?
O significado etimológico da palavra Bantu “fora e dentro do contexto etnolinguístico”

O grupo Bantu, dentre todos os grupos linguístico subsaarianos, foi o primeiro a despertar a curiosidade dos grandes pesquisadores e a ser estudado relativamente cedo. O que motivou esse interesse foi o carácter homogéneo de um grupo amplo, que compreende cerca de 500 línguas muito semelhantes por geneticamente relacionadas cuja principal característica é o sistema de classes que funciona por singular e plural dos nomes, o aumentativo, o diminutivo, o infinitivo dos verbos, o locativo, permitindo ainda delimitar o sentido desse mesmo nome.

O termo Bantu veio a propósito para classificar de forma etnolinguística um determinado grupo.

Hoje quase toda gente já se redimira do erro de atribuir ou classificar o Bantu a uma unidade étnica humanamente falando. Mas antes da terminologia "Bantu" ter a classificação etnolinguística, ela sempre tivera como qualquer uma outra palavra um significado etimológico.

Lembrar que para muita gente a classificação(etnolinguística) se confunde muito até hoje com o seu significado etimológico.

Após vários anos de pesquisas, os historiadores antropólogos linguistas e etc "alguns de nomes mais sonantes" decidiram em função dos seus estudos atribuir o termo a uma unidade linguística.

Hoje, Bantu não é compreendido em função do significado etimológico que trás a palavra em si, mas sim, em função de uma unidade ou família linguística. Ou melhor, de um grupo etnolinguístico de Afrika. 

O termo Bantu foi posto propositadamente para nomear a família linguística que descobrira, composto de várias línguas oriundas de um tronco linguístico comum, o PROTO-BANTU, falado há quatro milénios atrás. 

Só mais tarde o termo Bantu, passou a ser usado por estudiosos de outras áreas para designar também os seus falantes, cerca de mais de 400.000.000 indivíduos que habitam territórios compreendidos em toda a extensão sul abaixo da linha do equador, englobando mais de 21 países situados na Afrika Central, Oriental e Meridional.

Ora bem, uma coisa que pouco se tem debatido nas instituições académicas, palestras, nas redes sociais e etc., é a origem etimológica da terminologia Bantu.

O que ela realmente significa?

Para compreender tal questão é preciso impor aqui uma acção pedagógica, investigativa "oral Afrikana" ou científica. Na verdade o que levou no passado as pessoas a aderirem ao conceito de grupo com as mesmas características étnicas e fisiológicas, e não grupo etnolinguístico foi, o significado etimológico que trás a terminologia Bantu. Tendo em conta que antes de 1862 a classificação dos troncos linguísticos "em Afrika" ainda tivera em ondas bravas.

Hoje o estudo não é mais mutilado. Já temos tecnologias mui avançadas (ciências) dentro do ensino e não só, de formas a ceifar construir e descodificar esse universo de tamanha gigantesca complexidade. Graças a investigação que tenho feito, achei por melhor "humildemente" trazer o significado etimológico da terminologia Bantü, fora da classificação etnolinguística de Malcolm Guthrie, Joseph Greenberg e de Wilhelm Bleek.

És o significado etimológico da palavra Bantu: Os prefixos mu - (singular) / ba - (plural) da classe 1/2 são usados especificamente para designar seres humanos e se encontram no termo BANTÜ, povo gente, plural de MUNTU, do radical - ntu, que quer dizer intelecto, pessoa humana.

Bantu por si só significa; povo ou gente. Levando em consideração a questão dos prefixos mu - (o singular) / de muntu, do radical ntu que significa intelecto, pessoa humana... em função da elasticidade da palavra, é atribuída o significado da mesma "o Bantü" a  Gentes ou Povos de grande mobilidade intelectual. Invés de povo ou gente em uma atribuição "singular".

Porque as duas letras das iniciais "B.A" representam o plural de qualquer palavra. Ex: Bakongo = os Kôngo. Mukongo = o Konguês. Bayaka= os yaka. Muyaka = o yaka. Batchokwe = os Tchokwe. Mutchokwe = o Tchokwe. Ba-ngangela =os ngangela. Mu-ngangela = o ngangela. BaSwalli = os Swalli. Muswalli = oSwalli. etc etc etc... Em suma, Ba (plural) + Ntu (intelecto) = Bantu (Povos ou Gentes). Mu (singular) + Ntu (intelecto) = Muntu (Pessoa Humana).

Fora do contexto etimológico, Bantu representa um grupo etnolinguístico, ou melhor, uma unidade ou família etnolinguística. De forma resumida, Bantu é uma classificação etnolinguística.

África =  Afrika

Narrativa de: João Niango Ngombo Kina O Mar Negro Moufty.

Fonte: Várias, em particular África No Mundo Contemporâneo

REAÇÕES

COMENTÁRIOS