Vera Daves destaca qualidade Angolana em Davos
A participar no Fórum Económico Mundial, a ministra está a apresentar a nova agenda económica do Governo angolano, liderado pelo Presidente João Lourenço.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Ontem, num encontro promovido pelo conglomerado financeiro internacional DowJones / Wall Street Journal, Vera Daves manifestou o interesse do Executivo em mudar o actual paradigma económico, dominado pelo petróleo, e reforçar a aposta em outros sectores com fortes potencialidades.

 “Pretendemos reduzir a burocracia e todas as barreiras que nos permitam melhorar o ambiente de negócios”, disse a ministra, destacando o convite ao sector privado em áreas como o agro-negócios, turismo, serviços financeiros e industrialização.

A ministra das Finanças falou ainda sobre as medidas em curso no quadro da consolidação fiscal e os desafios que se colocam em matéria de políticas macroeconómicas.

Vera Daves de Sousa destacou a introdução do IVA medida que visa potenciar a receita tributária não petrolífera e outras relacionadas com a redução da despesa pública, com destaque para a introdução dos mecanismos de contratação pública.

“Estamos a começar também uma nova era de transparência e maior disponibilização de informação por parte dos organismos ligados ao sector financeiro”, afirmou a ministra que destacou também a relevância do poder judicial e dos organismos de inspecção no combate à corrupção em Angola.

Em Davos, a ministra das Finanças participa, igualmente, em sessões plenárias do Fórum Económico Mundial. Na agenda, consta a participação em painéis como “Governança da Moeda Digital”, “Futuro dos Mercados Financeiros”, “Enfrentando os Desafios Gémeos de África”, entre outros.

Vera Daves de Sousa tem previstos encontros com representantes do VTB Capital, Norfund, Fundação Bill e Melinda Gates, Conselheiro Económico da Chanceller alemã, entre outros.

Destaque ainda para os encontros com os seus homólogos da Suiça e Nigéria. A ministra das Finanças faz-se acompanhar, nas sessões, pela embaixadora de Angola na Confederação Suíça, Cecília do Rosário, do adido de Imprensa de Angola em Genebra, António Nascimento, e do segundo secretário da Embaixada, Alberto Guimarães.

Fonte: JA

REAÇÕES

1
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0