Tratamento tradicional ganha espaço em Angola
Segundo a Câmara Tradicional, o país tem mais de 61 mil terapeutas tradicionais licenciados.

A garantia foi prestada pelo presidente executivo daquela instituição, Kitoko Mayavangua, assegurando que dentre os terapeutas espalhados em todo território nacional, a província do Uíge acaba por superar todas, albergando cerca de 14.000 especialistas. Câmara Tradicional controla igualmente 33.000 parteiras tradicionais e uma rede de vendedoras de medicamentos tradicionais.

"Todos têm competência para exercer a função e estão classificados de acordo com as especialidades, como são os casos de terapeutas neuropatas, fisioterapeutas e ainda a rede de mulheres vendedoras de medicamentos tradicionais, o que quer dizer que estamos divididos em especialidades", explicou.

Em relação as vendedoras de medicamentos tradicionais, o responsável disse por outro lado, que todos os mecanismos estão a ser criados para que estas deixem de comercializar em locais não aconselháveis. 

"E todas devem vender no interior do mercados e não nas ruas como ainda assistimos porque há aquelas ocasiões em que o paciente surge e é atendido e quando ele quiser localizar a mesma pessoa não consegue porque ela não tem um lugar de referência, daí que vamos criar essas ervanárias comunitárias", explicou.

Lusa

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0