Transportes públicos com novas tarifas
O Governo vai ajustar as tarifas para os transportes ferroviários, rodoviários e marítimos, jovens estudantes, crianças, antigos combatentes, idosos e pessoas economicamente hipo-suficientes passarão, em breve, e a título de isenção, a beneficiar de um passe multimodal para acesso aos transportes públicos.

Anunciou nesta sexta-feira, em Luanda, o secretário de Estado dos Transportes para Aviação Civil, António da Cruz Lima, à margem da 6.ª reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros.

António Lima declarou à imprensa que os participantes apreciaram o Decreto Executivo conjunto, que faz o ajustamento das tarifas dos transportes públicos colectivos de passageiros terrestres e marítimos, cujos valores vão se situar entre 50 e 150 kwanzas/por passageiro. 

“Estas tarifas vêm dentro de um instrumento de suporte de acesso que é o passe, que constitui a materialização do abono multimodal de transportes, subsidiado pelo Orçamento Geral do Estado", explicou.

Cruz Lima sublinhou que a actual tarifa não cobre os custos operacionais das empresas, mas também o Estado não pode passar os custos todos à população.

“Estamos, então, num sistema de partilha de encargos em que o Governo subsidia uma parte significativa da tarifa, e em especial, para uma franja identificada da população”, enfatizou.

Neste momento, de acordo com António da Cruz Lima, o Executivo espera pelo lançamento de 400 novos autocarros e aguarda a chegada de outros, que já foram encomendados. 

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0