Trabalhadores da TPA e RNA com salários miseráveis
A afirmação do secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas de Angola, Teixeira Cândido, que lamento o facto dos jornalistas da rádio e televisão públicas de Angola, TPA e RNA, terem um salário miserável e as instituições não possuírem um sistema de pagamento de salários.

Numa altura que os trabalhadores preparam uma greve, vão mais uma vez remeter uma carta à direcção daqueles órgãos para mostrarem a sua insatisfação frente às respostas dos administradores, antes de decidirem se avançam ou não para uma greve que pode ser histórica no país.

Para o Sindicato de Jornalistas Angolanos (SJA), o impasse está no ajuste salarial e a aplicação de um qualificador ocupacional, ou seja um sistema que define os sistemas salariais.

As respostas das direcções da TPA e RNA foram dadas nos prazos legais, mas não satisfizeram as exigências.

Para Teixeira Cândido, presidente do SJA, as direcções da TPA e da RNA terão de rever estes dois elementos para não forçar uma greve naqueles órgãos.

“A questão salarial e o qualificador ocupacional são as nossas duas maiores preocupações”, explicou Cândido que prometeu entregar na quarta-feira, 6, uma carta às direcções daquelas empresas como réplica.

O sindicalista afirma ser inacreditável o estado de mendicidade a que são submetidos os jornalistas angolanos deste órgãos.

“São inacreditáveis os salários que se pagam aos jornalistas destes órgãos”, concluiu.

Recorde-se que entre as reivindicações está a definição de um salário mínimo para a classe jornalística de 180 mil kwanzas (cerca de 500 dólares), a criação de melhores condições de trabalho, definição de critérios para a atribuição de salários e a transparência nas receitas publicitárias.

Fonte: AN

REAÇÕES

0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0