Suicídio entre maiores causas da morte em Angola
As mortes por suicídio aumentaram até 2.500, nos últimos cinco anos, tendo este facto elevado a causa, ao segundo maior, a vitimar cidadãos dos 15 aos 55 anos de idade, segundo informou ontem, um responsável da Saúde Pública.

Segundo o director em exercício da Direcção Nacional de Saúde Pública angolana, Manuel Eusébio, desde o início de 2016 até Setembro de 2019 mais de 85.700 pessoas tiveram acesso aos serviços da rede integrada de saúde, com a depressão a liderar o quadro dos transtornos mentais.

O stress, com destaque para os quadros de ansiedade, transtornos por abuso de substâncias psicoativas e a esquizofrenia, também constam da lista do quadro de transtornos mentais em Angola.

“O suicídio ocorre ao longo de toda a vida e é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 aos 29 anos em todo o mundo e dos 15 aos 55 anos em Angola”, disse na abertura do acto central do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de Outubro, adiantando que por cada suicídio existem dez tentativas em diferentes faixas etárias.

Angola-Online, noticiou na semana passada que, um cidadão de 53 anos de idade, suicidou-se, por não suportar a pressão que a esposa exercia sobre ele, no sentido de fazer alembamento, 18 anos depois que o casal de 7 filhos vivia juntos, em Benguela.

Fonte: Sapo

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
1
   
0