Subida dos preços dos combustíveis na mira
A actualização dos preços dos combustíveis é uma matéria que segundo a fonte da Angola-Online.net já está decidida.

De acordo com a mesma fonte, o Governo vai anunciar em breve os novos preços dos combustíveis, a hipótese de tal ocorrer já nos próximos meses. 

A última actualização do preço dos combustíveis foi feita a 1 de Janeiro de 2016, altura em que a gasolina passou de 115 para 160 kwanzas e o gasóleo de 90 para 135. 

Actualmente, o preço real do gasóleo e da gasolina ultrapassa os 210 kwanzas por litro. Apesar de ser o segundo maior produtor de petróleo da África Subsaariana, Angola importa 80 por cento dos combustíveis que consome devido à reduzida capacidade de refinação interna.

Devido à forte depreciação do kwanza (moeda em que os operadores vendem os combustíveis) face ao dólar (moeda em que são adquiridos os combustíveis no exterior do país) as empresas de distribuição estão a comercializar os produtos abaixo do preço de custo.

Já a ministra das Finanças, Vera Daves, afirmou que existe um diferencial entre o preço praticado nos países vizinhos e o de Angola, e quantidades consideráveis de combustíveis a serem comprados, que são pagos pelos contribuintes angolanos para depois serem vendidos a países vizinhos.

Pesquisa feitas dão conta que o Estado angolano gasta  mais de 3,5 mil milhões de dólares, anualmente, com a subvenção aos preços dos combustíveis.

Fonte: Redacção

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0