SIC deteve funcionários do Governo do Cuando Cubango
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), deteve durante as suas operações de investigação, funcionários do Governo do Cuando Cubango, envolvidos em vários crimes.

De acordo com o porta-voz do SIC, inspector-chefe Anderson Domingos Luhami, disse à fonte da Angola-Online, que a investigação desmantelou uma rede de mafioso que operava na no edifício sede do Governo do Cuando Cubango.

A rede envolvendo administradores municipais e altos funcionários do governo da província, um deles é o actual secretário-geral do Governo da Lunda-Sul, que à data dos factos exercia a função de chefe do Departamento de Administração, Gestão do Orçamento, Planificação e Informática (DAGOPIT) no Cuando Cubango.

Segundo o porta-voz do SIC, o actual secretário do Governo Provincial da Lunda-Sul, além dos crimes de que é acusado, também vai responder por participação em negócios ilícitos, violação de normas de contratação pública e de abuso de poder, praticados enquanto chefe do DAGOPIT.

Entre as muitas práticas detectadas pelo SIC, por exemplo, ao director do gabinete do governador do Cuando Cubango, em 2017, enquanto funcionário público, lhe foi adjudicada uma obra no valor de 130 milhões de kwanzas para a construção de uma escola de seis salas de aula, no Cuito Cuanavale, que nunca teve início. 

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cuando Cubango vai continuar a trabalhar para levar todos os prevaricadores à justiça. Afirmou que nos próximos dias alguns gestores públicos dos sectores da Saúde e da Educação, administradores municipais e comunais também serão chamados a depor.

Questionado sobre o número de casos de peculato no Cuando Cubango, explicou que o SIC está a investigar mais de 50 processos-crimes. Os casos de peculato, associação de malfeitores e tráfico de influências carecem de uma investigação apurada e podem durar muito tempo, disse o porta-voz.

Fonte: Jornal de Angola

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0