SIC apreende farinha expirada numa padaria
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), apreendeu cerca de 15 toneladas de farinha de trigo expirado numa padaria, localizada no bairro do Liro, município Lobito, província de Benguela.

Segundo o porta-voz do SIC na província de Benguela, Victorino Kotingo, o referido trigo, impróprio para o consumo humano, estava já a ser reembalado. Com efeito, foi desmantelada uma rede de cinco cidadãos suspeitos de praticar o crime de adulteração.

Aquele oficial do Serviço de Investigação Criminal, disse que os cidadãos foram autuados e conduzidos ao Comando Municipal da Polícia Nacional do Lobito, designadamente duas senhoras, o dono do estabelecimento e dois motoristas, que respondem pelo crime de fraude comercial.

Victorino Kotingo apontou à apetência pelo lucro fácil como motivo do crime e contou como o grupo desembalava a farinha de trigo estragada de marca “Nisri” originalmente em sacos de 50 quilos e, após secagem e peneira, reembalava em outros sacos de 25 quilos das marcas “D’Angola”, “Girafa” e “Manty”, de maior concorrência no mercado formal e informal.

Alguns dos detidos são suspeitos de ligações com uma rede de falsificadores de rótulos de produtos, já neutralizada em Dezembro de 2018, num armazém clandestino localizado no antigo mercado do Bango Bango, zona Alta da cidade do Lobito, onde 75 toneladas de arroz expirado “Mama África,” estavam a ser colocadas em novas embalagens “Uncle Sam”.

Daí que o porta-voz do SIC encorajou a população a denunciar os malfeitores, pois foi a forma que levou a polícia a vistoriar o estabelecimento e encontrar 489 sacos de farinha estragada. Destes, 142 são de 50 kg e outros 347 são sacos de 25 kg, totalizando 15 mil e 775 quilos, o equivalente a 15 toneladas e meia.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0