Serviço Secreto Britânico ouviu durante dois anos conversasde José Eduardo dos Santos e companheiros
O Serviço Secreto Britânico ouviu no período entre 2009 e 2010 , as conversas entre o Presidente da República, José Eduardo dos Santos e os seus conselheiros.

A informação foi revelada na edição de hoje do jornal francês Le Monde, que teve acesso as informações das escutas telefónicas em 20 países africanos pelos serviços secretos britânicos, por meio dos documentos entregues aos jornalistas pelo cidadão norte-americano Edward Snowden, exilado na Rússia por ser acusado pelos EUA por espionagem. 

As informações grampeadas pelo serviço secreto britânico era partilhado com Agência Nacional dos EUA, e visava continuar a exercer influência nos territórios africanos.

De acordo com o Le Monde, Angola foi alvo de uma escuta "política e estratégica", aquando da crise económica mundial em 2009, que devastou vários países provocando uma descida acentuada dos preços das matérias-primas, e da vinda em Angola de Hillary Clinton, na altura secretária de Estado norte-americana, para reforçar os laços de cooperação entre Angola e os EUA.

Na lista dos países visados, Angola não é o único país lusófono em África a sofrer invasão nas telecomunicações, a Guiné-Bissau, também foi um dos visados

REAÇÕES

27
   
1
   
2
   
0
   
9
   
6
   
6
   
6