Saúde confirma bons resultados da vacina contra a pólio
Ao contrário do relatório da OMS, o Ministério da Saúde garantiu que a vacina da poliomielite tem surtido efeito positivo nas crianças vacinadas.

Publicidade

Publicidade

“Desde Maio de 2019 até ao presente momento, foram registados 49 casos de pólio e vacinadas cerca de 4,5 milhões de crianças menores de 5 anos e em nenhuma das áreas vacinadas se registaram novos casos, o que demonstra que a vacina oral aplicada não só não provocou novos casos como também preveniu a propagação da doença”, explica o Ministério da Saúde.

A reacção oficial surge depois de algumas notícias publicadas internacionalmente, que citam um relatório da OMS divulgado, na semana passada. As informações alegam que a vacina oral está a causar novos pacientes em Angola, República Centro-Africana, Nigéria e República Democrática do Congo.

Os doadores ofereceram, na semana passada, 2,6 milhões de dólares para um programa de erradicação da pólio, mas nos últimos anos, problemas com a vacina têm dificultado os avanços no programa e vários prazos não foram cumpridos.

A poliomielite, também chamada pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contacto directo com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar, ou não, paralisia.

Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas.

JA

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0