Sanatório regista superlotação de doentes com tuberculose
O Hospital Sanatório de Luanda, com uma capacidade de 285 camas para internamento, está superlotado, albergando no momento, trezentos e doze pacientes com tuberculose.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Essa informação foi avançada nesta segunda-feira, pelo director-geral do Hospital Sanatório de Luanda, Rodrigues Leonardo, quando intervinha num acto de Natal Solidário, oferecido às crianças internadas naquela unidade de saúde.

Apontou como prováveis causas da superlotação, o facto de o hospital ser um dos poucos referenciados no atendimento de casos de tuberculose e o incumprimento do despacho ministerial que orienta as unidades sanitárias da periferia de Luanda a criar condições para assistir pacientes com esta doença, no sentido de descentralizar este tipo de serviço.

Referiu que cerca de 17% dos casos de tuberculose estão associados ao VIH/SIDA e que o abandono do tratamento continua a ser uma grande preocupação por parte do hospital.

Apelou, por isso, aos órgãos de comunicação no sentido de sensibilizarem a população sobre o perigo da tuberculose e os métodos de prevenção e tratamento da doença, assim como abordar a importância dos pacientes levarem o tratamento até ao final.

No seu entender, as famílias devem ser educadas a conviver com doentes com tuberculose. Para acautelar tal situação, o Hospital Sanatório de Luanda oferece serviço de psicologia para o doente e parentes.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0