Samakuva é candidato após 16 anos de presidência
Está desfeito o mistério. Isaías Samakuva vai mesmo recandidatar-se à liderança da UNITA, no XIII Congresso do partido, que se realiza entre os dias 13 e 15 de Novembro deste ano.

Segundo a fonte da Angola-Online, a informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo próprio Isaías Samakuva, durante a décima reunião ordinária do Comité Permanente da Comissão Política do partido.

Isaías Samakuva vem inibir outros potenciais candidatos a formalizarem a intenção de liderar a UNITA. Um dos nomes apontados nesta condição é o actual presidente do grupo parlamentar do partido, Adalberto Costa Júnior, que, publicamente, afirmou que a sua candidatura estava dependente do presidente do partido.

Em declarações a nossa fonte, no princípio deste mês, Adalberto Costa Júnior, disse que só avançaria caso o actual presidente cumpra com a palavra dada há já algum tempo, de não concorrer a mais um mandato de quatro anos.

Entretanto, ontem, Isaías Samakuva, que se encontra na liderança da UNITA desde 2003, depois da morte do presidente fundador, deu o dito por não dito, ao anunciar a intenção de voltar a concorrer para mais um mandato de quatro anos, embora que ainda não de forma oficial. 

A decisão de Samakuva não surpreende a muitos analistas, sobretudo pelas manifestações de apoio sentidas em alguns círculos do partido e pelo silêncio a que se remeteu depois disso. “Se na verdade ele quisesse mesmo deixar a liderança da UNITA já o teria dito há muito tempo”, considera um analista. 

Fonte: Jornal de Angola

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0