Samakuva afasta recandidatura, mas não fecha porta à Presidência da República
O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, diz que notícia de que pretende concorrer a novo mandato na presidência do partido é falsa, mas se mudarem os estatutos pode enfrentar João Lourenço nas próximas eleições.

Isaías Samakuva admite voltar a ser candidato às eleições em 2022, se os estatutos da UNITA forem alterados no XIII Congresso Ordinário do partido, que se realiza de 13 a 15 de Novembro, permitindo a realização de um congresso extraordinário para a escolha do candidato do partido à Presidência da República.

 O político desmente que esteja a pensar recandidatar-se a novo mandato à frente da UNITA, mas num cenário de mudança de estatutos, consideraria a possibilidade de voltar a ser candidato presidencial do partido do Galo Negro.

“Não fecho a porta a essa possibilidade. Na política aprendi que nunca se deve dizer nunca”, disse Samakuva em conversa telefónica com o jornal português PÚBLICO.

Garantindo que “é falsa, completamente falsa” a notícia do Jornal de Angola, manchete na edição de terça-feira do diário público angolano, onde nosso portal também usou como fonte, depois de ouvir também outros elementos afectos ao partido.  

O XIII Congresso Ordinário da UNITA , prevê a revisão dos estatutos,  e a escolha do novo líder do partido. Mas ainda não há candidatos, apenas manifestações de intenção; o prazo para formalizar as candidaturas decorre de 16 a 30 de Setembro.

Fonte: Correio Kianda

REAÇÕES

2
   
1
   
4
   
0
   
2
   
2
   
0
   
0