Saiba porque a obesidade é uma doença crónica
Segundo estudo, profissionais de saúde a nível mundial, entendem que obesidade é um problema complexo crónico, que não depende apenas de força de vontade.

Em termos médicos, a obesidade é definida como um depósito de excesso de gordura que prejudica a saúde. O IMC é um dos parâmetros usados  para diagnosticar se o indivíduo tem ou não excesso de peso ou obesidade, mas não é o único. 

Pesquisa recente realizada em vários países mostrou que cerca de 65% dos americanos reconhecem a obesidade como doença, mas apenas 54% acreditavam que o peso pudesse realmente interferir na saúde. Por enquanto, somente resultados referentes aos Estados Unidos foram disponibilizados pela pesquisa, denominada ACTION IO.

Em 2013, a American Medical Association, uma das organizações médicas mais influentes do mundo, decidiu classificar a obesidade como doença, sendo que ao longo dos anos, outras entidades médicas internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) – reconheceram a condição como um problema crónico, que necessita de tratamento específico e de longo prazo.

A obesidade é uma doença multifactorial, em que factores genéticos, metabólicos, sociais, psicológicos e ambientais estão envolvidos. 

Quando ingerimos mais calorias do que o organismo tem capacidade de gastar, ele reconhece que é hora de armazenar energia, principalmente na forma de gordura e de glicose. O excesso de ambos favorece o surgimento de diabetes, o aumento de triglicérides e a diminuição do nível do colesterol proctetor (HDL).

Fonte: Drauzio Varella

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0