SADC reunida para industrialização da região
Decorreu ontem, 18 de Março, na Suazilândia, a Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com principal tema de abordagem a questão da industrialização nesta região de África.
DR

Os dirigentes da organização apreciam no encontro aspectos ligados a alguns conflitos ainda existente nesta parcela de África, com maior realce para os conflitos da República Democrática do Congo e do Lesoto. Adiantou Jorge Chikoti Ministro das Relações Exteriores de Angola.

Para o ministro angolano, a SADC é provavelmente a região mais estável do continente, onde não existem conflitos profundos que afectam toda zona. Acrescentando que os peritos e governos do órgão regional estão a olhar para a consolidação do programa da industrialização e para as questões da liberalização do comércio no continente.

Jorge Chikoti acredita se os peritos e governos conseguirem aprovar uma estratégia da industrialização do continente, certamente isso pode facilitar a própria liberalização do comércio em África.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), foi criada em 17 de Outubro de1992, e é composta por 14 países, nomeadamente: Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Esta organização tem como principais objectivos: promover o crescimento e desenvolvimento económico, aliviar a pobreza, aumentar a qualidade de vida do povo, e prover auxílio aos mais desfavorecidos, desenvolver valores políticos, sistemas e instituições comuns promover a paz e a segurança, e o desenvolvimento sustentável por meio da interdependência colectiva dos estados membros e da autoconfiança.

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
1
   
1
   
2
   
1
   
0