Reinauguração da enfermaria militar põe fim ao sofrimento dos habitantes de Kindjau
No quadro da celebração do dia do Herói Nacional foi reinaugurada na aldeia de Kindjau, província do Zaire, a enfermaria militar, que antes atendia apenas os oficiais das Forças Armadas Angolanas.

A enfermaria comporta uma área de cirurgia, sala de emergências e dispõe de 50 camas para internamento. Na área de recursos humanos conta actualmente com 5 médicos de clínica geral, 3 técnicos superiores de enfermagem e laboratórios, e técnicos médios de saúde.

Segundo o responsável da enfermaria, Benedito N´goma, o posto de saúde está preparado para atender a demanda dos moradores que acorrem naquela unidade sanitária em busca de uma saúde melhor.

É uma comunidade muito grande que nós temos que prestar assistência, e os serviços estão preparados para aguentar a demanda”. Assegurou o responsável.

Durante a conversa que tivemos com alguns moradores da zona, foi visível a satisfação dos populares que de agora em diante vão deixar de percorrer cerca de 15 km’s, em busca de tratamento médico. 

Como contou ao portal Angola-Online, N´tambu Lukubama, morador da aldeia de Kindjau, “antigamente passávamos mal porque com uma ferida pequenina tínhamos que ir até ao M´banza Congo ou no Sumpi à procura de assistência médica, com a reinauguração do hospital, agora posso dizer que estamos bem”. Frisou euforicamente N’tambu Lukambama.

Apesar da enorme satisfação dos habitantes, a falta de uma pediatria na unidade sanitária preocupa as mães da povoação, que dizem ter gostado do hospital, mas apelam as autoridades para inserirem naquela unidade hospitalar a área de pediatria, visto que são forçados a percorrer longos km’s para consultar o peso das crianças. A malária e as doenças diarreicas agudas são as patologias que frequentemente dão entrada nesta unidade hospitalar.

De salientar que, a enfermaria militar foi reinaugurada pelo Ministro da Defesa, João Lourenço, aquando da sua visita a província do Zaire onde presidiu o acto central do dia do Herói Nacional. Durante o acto de reinauguração, assinou-se um convénio entre o governo local e as Forças Armadas Angolanas, para que o hospital passasse atender cidadãos civis com vista dar respostas aos problemas de saúde daquela aldeia.

REAÇÕES

3
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0